fbpx

Termos e Condições

ALUNOS:
No ano letivo de 2024-25, o estudante inscrito no 1º ano entra num programa concebido em 4 anos. Os alunos que continuarem do 3º ao 5º ano seguirão o programa de 5 anos em que se inscreveram. Os alunos previamente inscritos no 1º ou 2º ano que não tenham passado o ano letivo e tenham que repetir, entrarão no plano de estudos de 4 anos e, portanto, deverão adaptar-se a este programa, realizando e pagando os seminários pendentes. O aluno tem direito a receber da Escola de Osteopatia de Madrid todos os serviços mencionados no presente relatório e detalhados a seguir.

⦁ Será obrigação do aluno assistir aos seminários nas datas definidas para o seu grupo, considerando que a não comparência a dois dos seminários de Osteopatia implicará a perda do direito a exame ou, igualmente, a não comparência sistemática a partes dos seminários. Por conseguinte, uma assiduidade inferior a 90% implicará igualmente a perda do direito a exame e a não emissão do certificado de estudos. A entrega de diplomas, certificados e melhoramentos académicos não será feita retroativamente, ou seja, em cada ano será entregue ao aluno o que for solicitado nesse momento.

⦁ O aluno deve respeitar as instalações da EOM, bem como ter um comportamento profissional e ético adequado às circunstâncias, nomeadamente quando atende doentes em demonstração ou em clínica. Para além disso, a EOM reserva o direito de expulsar um aluno se o seu comportamento for considerado, pela Comissão Permanente da EOM, como desrespeitoso, inapropriado, agressivo, perigoso e/ou pouco ético (para mais informações sobre o Código de Ética da EOM, ⦁ clique⦁ ⦁ a⦁ qui).

⦁ É estritamente proibido mudar de grupo. Uma vez confirmada a inscrição em cada um dos diferentes cursos, o aluno pertencerá ao seu grupo durante todo o ano letivo, com a obrigação de comparecer nas datas previstas, sem qualquer possibilidade de mudar para outro grupo.

⦁ O aluno tem o direito de solicitar uma mudança de local entre um ano letivo e outro (nunca durante um ano letivo) e a Escola validará o ano anterior, comprometendo-se a transferir o aluno para qualquer um dos seus locais portugueses ou internacionais, se o número de alunos nesses locais o permitir.

⦁ Se vai faltar a uma aula, é aconselhável trazer uma declaração que indique as datas e os motivos pelos quais faltou, está a faltar ou vai faltar à aula. Este comprovativo será entregue na secretaria e será arquivado no processo do aluno para ser tido em conta no final do curso.

⦁ É aconselhável criar a função de DELEGADO para cada curso como interlocutor do seu grupo com a EOM (Coordenador de Estudos) para uma maior fluidez na resolução de incidentes que afetem o bom andamento dos estudos ou qualquer problema individual ou de grupo.

⦁ É obrigação do aluno respeitar a pontualidade das aulas, uma vez que é direito dos seus colegas não serem distraídos ou perturbados por um aluno que se atrasa. Se não for possível chegar a horas, pede-se aos alunos que sejam responsáveis e coerentes com os seus colegas e que esperem pela hora do intervalo para poderem entrar na aula.

⦁ O aluno deve tomar notas, consultar as referências bibliográficas, etc. Em nenhum caso podem ser efetuadas gravações de vídeo durante as aulas.

⦁ Os alunos devem redigir, apresentar e ser aprovados no artigo científico para serem admitidos no D.O em Osteopatia. (Ver mais na secção “Artigo Científico” deste documento).



PAGAMENTOS E INSCRIÇÕES
Para os alunos do 1º ano do curso 24-25, o pagamento efetuado juntamente com a taxa de inscrição para a reserva de lugar não será reembolsado nos 14 dias seguintes ao momento da transferência. Nos dias seguintes, o aluno receberá um e-mail com informações e detalhes sobre como aceder a alguns dos conteúdos do campus. A partir desse momento, o aluno poderá interagir com a plataforma.
Uma vez iniciado o curso, o serviço administrativo transmitirá à agência bancária do aluno os montantes estabelecidos por débito direto, tendo informado o aluno dos montantes antes da inscrição.
O recibo que não for pago será devolvido uma segunda vez, com o aumento da taxa bancária correspondente e, se for devolvido novamente, será automaticamente ANULADO.
As inscrições encerram, para todos os efeitos, no dia 6 de setembro para os cursos do 2º ao 5º, para o 1º curso encerram quando todos os lugares estiverem ocupados ou quando o curso estiver prestes a começar. Uma vez ultrapassada esta data, não serão aceites quaisquer inscrições.
A comunicação de uma mudança de número de conta deve ser efetuada no máximo 20 dias úteis antes da data de pagamento, uma vez que os recibos devem ser enviados antes desta data. Decorrido este prazo, se o aluno alterar o número de conta, a alteração será válida para o recibo seguinte, e se o aluno proceder ao reembolso, serão debitados na sua conta os custos correspondentes ao reembolso, que é de 10 euros. O correio eletrónico para informar sobre a alteração da conta é
email: mcoordinadores@escuelaosteopatiamadrid.com


DOCUMENTAÇÃO A APRESENTAR PELOS ESTUDANTES DO 1º NÍVEL NO CAMPUS VIRTUAL
Depois de aceder ao Campus Virtual no seu curso correspondente, encontrará uma secção específica destinada a carregar a documentação necessária. Certifique-se de que carrega os seguintes documentos, nomeando-os adequadamente como indicado abaixo:
⦁ Seguro de Responsabilidade Civil: o ficheiro deve ter o nome “Seguro_rc”.
⦁ Formulário de Dados Bancários (devem descarregar o documento SEPA e preencher): o ficheiro deve ter o nome “Sepa”.
⦁ Certificado de Notas: o ficheiro deve ter o nome “CN”.
⦁ Formulário UPSA: (devem descarregar o documento e preencher) o ficheiro deve ter o nome “inscripcion-UPSA”.
⦁ Cartão de Cidadão (DNI): No caso de o cartão de identificação caducar antes do fim do curso, é obrigatório apresentar uma cópia do novo cartão de identificação aquando da renovação. O ficheiro deve ter o nome “DNI”.
⦁ Cédula Profissional: se ainda não dispuser da cédula profissional, pode, numa primeira fase, apresentar a cédula provisória, sendo que posteriormente é necessário apresentar o título definitivo. O ficheiro deve ter o nome “Titulo”.

HORÁRIOS E SEMINÁRIOS 
Regime semi-presencial: 

PARA ALUNOS DO 1º- 4º CURSO: Existem dois tipos de horários: 
Horário 1 
⦁ Sextas-feiras das 15:30 h às 19.30 h. 
⦁ Sábados das 09:00 h às 14:00 h e 15:30 h às 19:30 h. 
⦁ Domingos das 09:00 h às 14:00h. 


Horário 2: 
⦁ Sextas-feiras e sábados das 09:00 h às 14:00 h e 15:30 h às 19:30 h
⦁ Domingo das 09:00 h às 14:00h. 

PARA ALUNOS DO 5.º CURSO: 
Os seminários consistem em dois dias e meio:
⦁ Começam: sexta-feira, sábado e domingo às 9.00 h. 

Acabam:

⦁ Sexta-feira e sábado às 19:30 h
⦁ Domingo às 14:00 h 


HORÁRIO DOS SEMINÁRIOS E EXAMES FINAIS
No caso dos alunos do 1º ano, a avaliação consistirá num exame individual onde serão avaliados os seus conhecimentos teóricos e práticos.

No caso dos alunos do 2º ao 3º ano, o horário do último seminário será o seguinte:

⦁ Sábado das 9:00 h às 14 horas de domingo.
⦁ No caso dos alunos do 4.º ano NÃO HÁ EXAME PRÁTICO

No 5º ano, o último seminário começa com o exame teórico na sexta-feira das 16:00 às 20:00. O exame prático e a prova prática de radiologia (sábado e domingo), serão em todos os casos até ao último dia inicialmente marcado nas datas de cada grupo, não se admitindo qualquer alteração nesta obrigação de controlo e avaliação. Neste seminário, o tempo do exame prático será utilizado para efetuar as revisões. Isto elimina a possibilidade de pedir revisão dos exames após a data do exame. A nota média dos exames intermédios do 5º nível será adicionada à nota final. Para adicionar esta nota, todos os exames intermédios devem ter sido realizados e aprovados, como indicado no próprio campus.

Em todos os cursos, os exames práticos podem ser revistos, mediante pedido do aluno aos professores que lecionam o seminário, e serão realizados durante o próprio seminário. Deste modo, elimina-se a possibilidade de pedir uma revisão dos exames após a data do seminário.

AVALIAÇÕES E REPETENTES
A inscrição abrange um ano letivo e 4 provas de avaliação consecutivas.
As avaliações são constituídas por testes teóricos parciais online ao longo de cada ano letivo e por testes de avaliação no final de cada ano, correspondentes a um exame teórico-prático final.

Do 1º ao 5º ano:

⦁ Exames teóricos online: O aluno terá acesso no CAMPUS aos testes teóricos parciais em formato de escolha múltipla.

⦁ Exames prácticos: No final de cada ano letivo, o aluno deve realizar um teste prático (exceto no 4º ano, em que não haverá exame prático, mas haverá uma avaliação teórica). Os alunos que não passarem na prova prática no final do ano letivo terão de fazer um segundo exame em junho do ano seguinte.

A data do exame do 1º ano será sempre anterior à data do exame do 2º ano. Como indicado no exemplo, se o aluno reprovar novamente no 1º ano pela 2ª vez, não poderá efetuar o exame correspondente à 1ª vez do 2º ano e terá de se inscrever como repetente do 1º ano até à próxima época do ano seguinte. A inscrição dos repetentes é gratuita e os estudantes podem assistir aos seminários como ouvintes, a fim de reforçar a sua aprendizagem e preparar-se melhor para o segundo exame. A participação como ouvinte será determinada pelo coordenador local, desde que haja possibilidade de o fazer devido à capacidade limitada de lugares.

Da 1.ª à 2.ª convocatória, o aluno não terá de realizar os testes em que já foi aprovado. Da 2ª para a 3ª convocatória, se o aluno reprovar nas provas práticas e passar nas provas teóricas ou vice-versa, fará todo o conteúdo teórico-prático na convocatória seguinte. Da 3ª para a 4ª convocatória, o aluno não terá de efetuar os testes a que já tenha sido aprovado na 3ª convocatória.
*Nota: As convocatórias serão realizadas no final de cada ano letivo.
Os estudantes que repetem um ano têm direito a assistir a dois seminários do ano letivo em que estão inscritos como ouvintes, desde que haja um lugar no grupo da sua sede. 

CERTIFICADOS | QUALIFICAÇÕES
 O 1º e 2º anos, será emitido após o envio das transcrições para a Universidade e o envio dos certificados de mestrado pela UPSA), depois de o aluno ter superado as provas correspondentes e a documentação ter sido devidamente entregue.

Com este certificado, serão entregues formulários para que os alunos que o desejem possam candidatar-se ao Master.
Estes formulários só são emitidos em setembro. Se se candidatar depois desta data, terá de enviar um email para: coordinadores@escuelaosteopatiamadrid.com para obter mais informações.

Este certificado é emitido apenas uma vez e é entregue pelo departamento de gestão da EOM, no início do ano letivo seguinte.

O diploma de Master em Osteopatia em disfunções neuro-músculo-esqueléticas é emitido pela UPSA e o estudante deverá entregar toda a documentação necessária para a realização do mesmo, no Campus.

Em caso de extravio, deverá contactar o departamento de gestão da escola (portugal@escuelaosteopatiamadrid.com) a fim de efetuar os procedimentos necessários para solicitar uma segunda via do diploma.

Em caso de erro no diploma ou no certificado, deve notificar o departamento de gestão da EOM Portugal.

Opcionalmente, os alunos que solicitem a certificação do Master em investigação e osteopatia clínica avançada correspondente ao 3º e 4º ano, deverão fazê-lo preenchendo o formulário correspondente que lhes é enviado quando estão a concluir o 2º ano. Neste caso, o aluno deverá pagar as anuidades correspondentes para obter o certificado.

ARTIGO CIENTÍFICO
ESTUDO DE INVESTIGAÇÃO ORIGINAL  

Os estudantes receberão formação em metodologia de investigação através de cursos em vídeo e aconselhamento personalizado do Orientador Científico da EOM.

Os estudantes deveram realizar, apresentar e obter a aprovação do Comité Científico, um estudo de investigação original, sob a forma de artigo científico, para obterem o título de D.O. Osteopata.
  
ARTIGO CIENTÍFICO (5.º ANO) 
 
A apresentação de um artigo científico é obrigatória para a obtenção do D.O. em Osteopatia. As informações sobre a metodologia científica estão à disposição do estudante no campus virtual. 

CAMPUS VIRTUAL
A oferta académica da EOM, está vinculada aos padrões internacionais da osteopatia, é uma formação mista com uma carga presencial, mas também com uma parte não presencial igualmente importante.

O Campus Virtual é um sistema através do qual os estudantes podem obter o material de estudo necessário para complementar a sua formação. O campus contém uma secção de informações de interesse e recursos para todos os estudantes, bem como conteúdos do programa que se dividem em cursos do 1º ao 5º ano.

Cada curso contém vídeos introdutórios aos seminários e apontamentos dos seminários.

Existem outros recursos disponíveis no campus, como as autoavaliações, o curso de radiologia com testes de avaliação e vídeos interativos, que ajudam o estudante a completar a formação em estudos osteopáticos.

Os vídeos relacionados com as técnicas aprendidas nas aulas também facilitam a aprendizagem da parte prática da formação.


EOM:
O objetivo da EOM é atingir a excelência do ensino, conduzindo os seus estudantes ao mais alto nível de conhecimentos.

A EOM compromete-se a prestar o serviço de ensino da formação osteopática do curso correspondente de acordo com os programas estabelecidos em cada caso, reservando-se o direito de efetuar modificações no programa ou ao conteúdo dos cursos, por razões de organização e qualidade de ensino for necessário, bem como para se adaptar às exigências internacionais.

As datas estabelecidas no início do curso devem ser respeitadas, embora se, por razões fora do controlo da escola ou por motivos de organização do ensino, se for necessária alguma alteração, será comunicada com a maior antecedência possível.

A EOM coloca à disposição dos estudantes um Campus Virtual com conteúdo teórico-práctico das disciplinas, que servirão de complemento e extensão do conteúdo visto nas aulas.

A EOM dá a possibilidade ao aluno de realizar revisões sobre técnicas de seminários anteriores supervisionados por professores da Escola.

É da responsabilidade da EOM que no campus virtual o estudante disponha de material de apoio para o seu estudo (de acordo com o critério da EOM com base no seu programa de estudos) e que este tenha acesso ao mesmo mediante as palavra-chave correspondentes.

A escola dará acesso ao aluno ao campus virtual durante o decorrer o ano académico em que está inscrito.

Se um aluno cancelar o registo, este perderá o direito de acesso ao campus.

Os alunos que terminam os estudos de osteopatia e acabam o 5º ano, continuam a ter acesso durante um ano.

O antigo aluno poderá registar-se se pretender, na Associação de Antigos Alunos Andrew Taylor Still para ter acesso novamente aos conteúdos e atualizações do campus de acordo com as condições estabelecidas.

A EOM compromete-se a levar a qualquer um dos seus estudantes à apresentação e defesa do seu artigo científico perante o Comité Científico Consultivo.

Se, devido a circunstâncias fora do controlo desta organização, o grupo de um local tiver que ser cancelado, a escola facilitará a continuidade da formação no local mais próximo e mais conveniente para os alunos.

A EOM facilita aos estudantes a realização de estadias clínicas ao longo da formação académica, pela sua importância na consolidação da aprendizagem clínica.

A escola compromete-se a facilitar ao aluno a realização de estadias clínicas em qualquer dos departamentos clínicos ao seu dispor, desde que existam vagas e tal seja possível por razões organizacionais.

Para mais informação sobre o departamento clínico, visite ⦁ https://www.escuelaosteopatiamadrid.com/programa/practicas-clinicas-osteopatia/.

Os alunos podem assistir e participar nelas a partir do terceiro ano letivo. Os alunos de 1º e 2.º ano podem assistir como espectadores.

Os estudantes que não podem frequentar o departamento de prática clínica supervisionada, podem também apresentar casos clínicos documentados. (Mais informação no Campus virtual).

A EOM declina qualquer responsabilidade pela valorização desta formação por qualquer instituição pública ou privada ou bolsa de emprego, para além da que é reconhecida pelos certificados e diplomas emitidos pela EOM.